A avaliação funcional tem o intuito de investigar a capacidade do paciente em executar diferentes atividades relacionadas ao seu dia a dia e, desta forma, colaborar com a tomada de decisão para o tratamento de diferentes lesões ortopédicas, traumáticas e esportivas.
É um exame no qual se aplica questionários e testes padronizados internacionalmente de acordo com as lesões do pacientes e suas demandas físicas.
Utilizamos dinamometria isométrica para avaliação da força muscular. Essa ferramenta nos permite conhecer de forma objetiva a força dos músculos avaliados e comparar com o lado não lesionado e também com dados da população emgeral.
Outros testes também são usados, como por exemplo, testes de salto em pacientes com lesões ligamentares do joelho. Além de avaliar quantitativamente o desempenho, avaliamos a qualidade do movimento do paciente ao excutar a tarefa, utilizando análise 2D do movimento.
Em paciente com artrose do joelho utilizamos testes específicos para essa doença, como a capacidade de andar, sentar e levantar, subir e descer degraus, entre outros.
No laudo da avaliação funcional os resultados dos testes são expostos sempre com os valores de referência para que o profissional solicitante possa interpretar os dados. No final de cada laudo tem a conclusão do fisioterapeuta sobre o diagnóstico cinético-funcional do paciente avaliado.