Novidades
07/02/2021
A Fisioterapeuta Aline Miranda recentemente publicou seu artigo de doutorado, defendido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, sob orientação do Prof. Dr. Maurício Kfuri. O artigo foi publicado em uma das mais respeitadas revistas sobre cirurgia do joelho no mundo, a norte-americana "The Journal of Knee Surgery", e respondeu à seguinte pergunta: alguns fatores pré-operatórios são capazes de predizer os resultados funcionais de pacientes submetidos à cirurgia de prótese total do joelho (PTJ)? O objetivo do estudo foi avaliar se idade, índice de massa corpórea, dor, força muscular e a capacidade funcional, antes da cirurgia, poderiam impactar na função dos pacientes submetidos a PTJ após um ano de cirurgia.
Outras pesquisas a respeito do tema já tinham sido feitas antes, mas sempre usando apenas o questionário de autorrelato, que acaba restrito a um critério de natureza subjetiva: a opinião do paciente. Embora as informações proporcionadas pelos questionários tenham imenso valor, adicionamos em nossa proposta de avaliação a análise de testes de desempenho físico, que segue padrões internacionais.
Os principais resultados foram que pacientes com melhor capacidade física antes da cirurgia apresentaram melhores resultados nos questionários de autorrelato, ou seja, eles se perceberam com melhor função e também tiveram um desempenho melhor nos testes físicos. Desta forma, a estratégia de avaliação proposta pode ajudar no processo decisório, entre médico e paciente, quanto ao melhor momento para realizar a cirurgia, além de colaborar para um expectativa mais realista, após a cirurgia, e ajudar o fisioterapeuta no direcionamento das estratégias de reabilitação baseadas nas necessidades do paciente.